Como e porque uso minha planner na minha vida

23 Janeiro, 2018 0 Por bala_mental
Foto que tirei dos meus filhos em um passeio em Paranapiacaba em Santo André. Eles são a razão da minha vida.

Instagram @Pattryccya

Neste post quero explicar um pouquinho sobre minha vida, assim contando o porque eu comecei a utilizar a minha planner, e também pretendo explicar um pouquinho como utilizo ela.

Sou uma pessoa multifuncional, e não sei fazer uma coisa de cada vez. Amo fazer tudo ao mesmo tempo mas sem perder o foco, quando meus filhos eram bebes eu trabalhava com a TV ligada nos desenhos, e eles pendurados em mim, conectada a dois computadores e fazendo coisas diferentes.
Isso o tempo todo, este negocio de silencio para pensar, lugar calmo, acho que nunca existiu para mim. E nem por isso eu deixei de fazer algo.
Eu me adaptei e me mantive nas atividades que me faziam bem.

Acho que já falei aqui, mas sou formada em Engenharia Civil. Parei de trabalhar fora logo que resolvemos engravidar. Fiquei em casa e comecei a trabalhar no “home office”. Inventei várias profissões para mim, até encontrar algo que eu realmente gostava de fazer em casa. A Engenharia acabei deixando de lado um pouco. Apesar que na construção da nossa casa eu participei ativamente em todos os processos. E me orgulho muito disso!
Mas minha área sempre foi o artesanato, usar a criatividade etc.
Nesta área passei por várias atividades, estudei todas as técnicas de cada um deles, e com isso adquiri muito conhecimento em áreas diversas, então cada hora estava fazendo algo diferente, o que sempre me deixou muito feliz.

Mas conforme fui aumentando o meu leque de atividades, minha cabeça começou a não dar mais conta, comecei a esquecer compromissos, não achar minhas anotações, perder médicos das crianças.
Com isso eu tentei vários métodos de organização, mas nenhum funcionava. Pois sempre esquecia de olhar a agenda no início do dia, e quando ia anotar um compromisso marcado, eu acabava vendo que tinha perdido um item do dia anterior.
Então via que a agenda não estava dando o resultado esperado. Tentei também vários aplicativos de celular, por ele estar sempre a mão ele me avisaria de tudo, e estaria resolvido meus problemas.

Trabalhando como fotografa. Clicando o momento de espera de uma filha, um momento que só pode conter muito amor.

Instagram @Pattryccya

 

Ledo engano, pois um belo dia o celular travou e para destravar fui obrigada a formatar o lindinho, e sabe o que aconteceu? Eu perdi todos os meus dias e horários de médicos e outros compromissos. E não consegui recuperar, pois o backup não havia sido feito. E dai em diante falei que ia me manter no papel.
Claro que uso o google, uso o calendario, lembretes, compartilho informações, cadernos no evernote.
Mas como tenho muitas funções só isso não da conta. E onde eu me agarro?
No meu planner.

Antes de tudo isso virar febre eu havia conhecido este novo layout de agenda, por sites internacionais que eu acompanhava muito por causa do scrap.
Então quando foi em meados de 2014 ou 2015 eu imprimi o meu primeiro planner, não sabia o porque o nome é diferente de agenda, mas ele prometia me ajudar e lógico que fui testar.

Comprei uma agenda de argola na Kalunga, e a primeira função da planner que eu amei demais, foi imprimir inserts (folhas) que não continham datas, somente dias da semana, pois assim todas aquelas semanas que eu largava em branco na agenda agora não ia mais jogar fora, pois não era nada marcado. Poderia usar quando quiser, e ia durar até que eu usasse todas as folhas.
Próxima funcionalidade que eu amei, foi ter inserts específicos para todas as partes da minha vida, imprimi inserts para o blog, facebook, controle financeiro, agenda semanal, menu, ideias, inspirações, orçamentos.
Nossa eu imprimi tanta coisa que nem coube tudo na argola. Dai dividi por temas, fiz minhas próprias divisórias, e fui me adaptando a cada uma delas, vendo o que servia, e o que não era útil, um layout diferente talvez, e assim fui adaptando, até a minha planner ficar da forma como eu queria e precisava.

Primeira planner que utilizei na vida. Binder comprado na Kalunga com inserts impressos por mim.

Instagram @bala_mental

 

Nesta época nem sabia decorar, e enfeitar ela, até porque os inserts que eu imprimia já eram enfeitados, coloridos, e sabe de uma coisa, quanto mais colorido, enfeitadinho, mais eu queria olhar para ele, e mais eu queria escrever e preencher todas as folhas. O que diminuiu bastante o esquecimento de olhar a agenda, eu queria estar com meu planner a toda hora, e abrir ele na frente de outras pessoas era tão legal, pois ninguém conhecia e sempre vinham me perguntar o que era e como usava. Me mantinha organizada e ainda era lindo.

A capa da agenda argolada que havia comparada era toda preta, com palavras escritas em preto fosco, então era basicamente preta. O que fiz? A cada ano eu criava um capa de scrap nova para ela.
E assim foi caminhando e eu fui me organizando cada vez mais.
Isso tudo otimizou meu tempo e muito, pois por ex. meus orçamentos de fotografia passaram a ser enviados muito mais rápido, pois todas as anotações eram feitas na planner, e para cada cliente (cada tipo de evento) eu já sabia quais taxas eu tinha que inserir e todos os valores para somar ou tirar.

Os compromissos anotados em semanas, não mais em dias era ótimo para visualizar.
E foi quando eu tive a oportunidade de ir ao EUA, e por lá eu conheci os planners fabricados por varias marcas. Nossa ai eu me acabei, queria todos eles. Até demorei muito para escolher o meu, porque eu queria todos.
No final eu acabei escolhendo uma Carpe Diem Purple e quando ela chegou eu fiquei tão feliz, passei de um argolado simples para um binder com ferragens douradas e poderia colocar todas as divisórias que eu queria, e bem maior do que eu já tinha, daria para escrever ainda mais tudinho que eu precisava.

Muitas planners encontradas no EUA. Loucura total para ter todas.
Instagram – @bala_Mental

Neste ano (2017) acabei escolhendo o insert da Color Crush horizontal e datado.
Mas acabei me arrependendo, pois percebi que o vertical seria muito mais útil para mim, agora este ano o meu é vertical (que os correios me fizeram o favor de não me entregar ainda). E dai veio os enfeites, adesivos, washi tape, e um monte de coisas que podem complementar a sua organização.

Muitos dizem que enfeitar o planner é uma bobeira, mas sabe porque eu enfeito?
Pois a cada enfeite colocado em minha página, da mais vontade de escrever por lá, e me dando prazer em ser organizada. E digo, você tendo prazer no que faz, você faz com boa vontade e fica cada vez melhor.
A cada compromisso que a planner me ajuda a cumprir, a cada meta que ele me ajuda a alcançar, eu percebo que sou capaz e posso conseguir muito mais.

Utilizar a planner não é um método de organização, mas a forma que ela te proporciona para criar a sua própria é tão boa que com certeza melhorou minha qualidade de vida.

Ja planejou seu ano? Definiu suas metas? Bora escrever e pensar no futuro?

Instagram @bala_Mental

E você como se organiza? Quer conhecer um planner?

Pati Hayashida