Planejamento mensal como fazer e organizar seus compromissos

28 Janeiro, 2018 5 Por bala_mental

Hoje vamos falar de um assunto muito importante, como fazer e como organizar os seus compromissos. Se você esta sempre perdendo a hora, sempre esquecendo de cumprir alguma tarefa, acha que não da conta de fazer tudo que tem que fazer em um dia só, é porque esta necessitando um pouquinho mais de organização. E fico muito feliz em ter você por aqui! 

O Bala Mental ama receber caixinhas cheias de coisas de papelaria fofas.

Quando vamos acumulando tarefas vamos entrando em desespero, pois sabemos que não vamos dar conta de tudo. Mas podemos fazer isso se nós planejarmos da forma correta, separando as atividades por dias e horas deixando sempre um horário para descanso, pois ninguém vive somente de trabalho, ou de coisas para fazer.

Normalmente acordamos e planejamos nosso dia na cabeça, mas sempre colocamos mais atividades do que cabe neste dia, e não lembramos que temos amanhã também para realizar algumas coisas, nem tudo precisa ser realizado hoje. Colocando na cabeça que vai cumprir todas as tarefas no mesmo dia você vai acabar se frustrando e deixando de se planejar corretamente no dia de amanhã, acumulando as tarefas do dia anterior e do dia que esta. E isso tudo vira uma bola de neve sem fim.

Então bora lá, vamos começar com um planejamento mensal? Você ao invés de pensar em somente 24 horas, você vai começar a pensar que tem 24 horas x 30 ou 31 dias. (fora fevereiro) para realizar todas as tarefas e metas que você quer fazer. Antes de começar a primeira vez em um insert (para planner, tem vários free na internet) mensal, eu indico pegar uma folha de sulfite para anotar todos os principais compromissos que não podem mudar, e uma outra lista dos que podem mudar de data.

Com esta folha você vai conseguir distribuir melhor no seu insert, ou calendário como você quiser chamar. Você vai pegar todos os compromissos que não podem ser feitos em dias diferentes, como consultas médicas, prazos de entrega ou coisas parecidas, e vai jogar todos eles no seu insert mensal, com isso você já vai ter uma idéia do que terá que fazer nós próximos dias. Olhando bem os dias que ficaram livres você consegue inserir compromissos que podem ser feitos em qualquer dia, como por exemplo uma faxina em casa, lavanderia, cabeleireiro, um artesanato que queira fazer, ou qualquer coisa parecida. 

Com isso tudo marcado no seu mensal você verá que vai sobrar dias, e que talvez alguns dias estão cheios demais, será que não tem algo que pode ser modificado? O espaço no mensal é sempre bem pequeno por isso mesmo, para você não marcar nada além das expectativas, e conseguir cumprir todas as suas metas.

Como fazer um planejamento mensal.

Agora analisando seu mensal você consegue ver se tem dias livres para descansar, dias livres para fazer pesquisas e aprender algo novo, bom eu te garanto que desta forma vai sobrar alguns dias no seu mês que antes não sobrava para você fazer algo que realmente queira. Sua mente vai ficar mais leve por você ter passado tudo isso para o papel e não forçar a sua memória a lembrar de tudo, te deixando mais descansada e mente aberta para aprender coisas novas. E outra nada melhor do mundo do que levantar da cama e seu dia já estar planejado e você saber que as metas são reais e vai conseguir cumprir todas elas.

Este planejamento mensal fiz em um caderno com papel de scrap

 

Mas olha não pode esquecer de olhar a sua planner (ou bujo, agenda, até mesmo um caderno, o que você tiver na mão), em um próximo post vou falar o que faço para não esquecer de olhar meu planner todos os dias.

Se você não conhece este mundo, pode entrar que te garanto que você vai gostar e vai se sentir muito bem! Aqui em baixo ainda vou indicar um video que acabei de colocar no canal, mostrando como eu utilizo meu insert mensal. Vejam:

Planejamento Mensal como fazer e organizar os compromissos.